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Termos e definições de poker

Acção

(1) Oportunidade para agir. Caso um jogador não se aperceba que é a sua vez de jogar, o dealer irá lembrar-lhe "Your action" ("É a sua vez de jogar")." (2) Combinação de apostas e raises. "Se aparecer uma terceira copa na mesa e houver muita acção, deverá assumir que alguém completou o flush".

All in

Ficar sem fichas durante uma aposta ou call. Em mesas com stakes, um jogador não pode colocar mais dinheiro em jogo durante uma mão. Se ficarem sem fichas, é criado um pote secundário que não tem interesse para eles. No entanto, continua a ser possível ganhar o pote no qual investiram as fichas. Exemplo: "Coitado do Bob. Tinha uma quadra contra o full house, mas foi all-in na segunda aposta."

Ante

Uma pequena parte da aposta que todos os jogadores contribuem para alimentar o pote no início de uma mão de poker. A maioria dos jogos Hold'em não tem uma ante e utilizam as “blinds” para colocar o valor inicial no pote.

Aposta

As primeiras fichas colocadas no pote em qualquer fase. No pré-flop, a small blind é classificada como a primeira aposta.

Backdoor

Aproveitar a carta do turn e do river para fazer uma mão de draw. Por exemplo, suponhamos que tem A-7. No flop sai A-6 -4. Aposta e todos igualam. O turn é o T, que toda a gente passa e, em seguida, o river é o J . Fez um nut flush "backdoor". Veja também "runner."

Bad beat

Ter uma mão muito inferior que ganha a uma mão muito superior. Normalmente, é usado para indicar que o vencedor do pote não tinha qualquer motivo para entrar naquele pote e que teve a maior das sortes ao sair a única carta do baralho que lhe poderia dar a vitória. Não damos qualquer exemplo; irá ouvir falar de inúmeros exemplos destes durante a sua carreira no poker.

Big blind

A maior das duas blinds usadas normalmente num jogo hold'em. A big blind é normalmente uma aposta do valor total da primeira rodada. Veja também "blind" e "small blind".

Blank

Uma carta na board que parece não afectar o resultado final da mão. Se o flop é A-J-T , a carta 2 no turn será considerada como uma “blank”, ao contrário por exemplo do 2.

Blind

Uma aposta obrigatória (ou aposta parcial) colocada por um ou mais jogadores antes de serem distribuídas as cartas. Normalmente, as blinds são colocadas pelos jogadores imediatamente à esquerda do botão. Veja também "live blind."

Blind extra

Uma blind colocada por um jogador que acabou de entrar em jogo, está de regresso ao jogo ou que, por algum motivo, mudou de posição na mesa. Veja também "blind" e "colocar".

Bluff

Fazer uma aposta ou raise com uma mão que o jogador acredita ser mais fraca do que a do adversário com o objectivo de o levar a desistir da sua mão mais forte.

Board

Todas as cartas comunitárias num jogo de Hold'em: todas as cartas do flop do turn e do river. Exemplo: "Não saiu uma única copa na board."

Botão

Um marcador que indica o dealer (nominal). Também se usa para fazer referência ao jogador que está na posição do botão. Exemplo: "Olha, o botão fez um raise."

Burn

Rejeitar a carta que se encontra no topo do baralho virada para baixo. Esta acção realiza-se entre cada rodada de apostas, antes de serem distribuídas as próximas cartas comunitárias. Para que nenhum jogador beneficie do facto de ter reconhecido ou visto a próxima carta a ser colocada na board.

Call (Igualar)

Colocar no pote uma quantia de dinheiro igual à última aposta ou raise. O termo "ver" (como em "Estou a ver essa aposta") é considerado coloquial.

Calling station

Um jogador fraco-passivo que faz muitos calls e poucos raises ou desiste muito. É o tipo de jogador com quem gostaria de jogar.

Carta gratuita

Uma carta do turn ou do river na qual não tem de fazer call à aposta devido à forma como foi jogada anteriormente (ou devido à sua reputação junto dos seus adversários). Por exemplo, se for a vez do botão agir e fizer raise ao obter um flush draw no flop, os seus adversários poderão fazer-lhe check no turn. Se completar o seu flush no turn, poderá apostar. Se não o conseguir completar no turn, também poderá fazer check, vendo assim a carta do river "gratuitamente."

Cartas comunitárias

Cartas que são apresentadas com a face voltada para cima no meio da mesa de poker e partilhadas pelos jogadores em jogos como Hold'em e Omaha. São também referidas como cartas da board ou "a board".

Cartas hole

Cartas distribuídas a um jogador viradas para baixo. É usado mais frequentemente para descrever as primeiras duas cartas do jogador no Hold'em e as primeiras quatro cartas do jogador no Omaha.

Casa

O estabelecimento que está a realizar o jogo. Exemplo: "Os $2 que coloca no botão são para a casa."

Case

A última carta de um determinado valor no baralho. Exemplo: "O flop foi J-8-3. Tenho um par de valetes nas cartas de mão, ele tem um par de 8 nas cartas de mão, depois sai um oito case no river e ele vence o meu full house."

Check (passar)

1) Não apostar, com a opção de passar ou aumentar a aposta mais tarde na mesma ronda de apostas. O equivalente a apostar zero. (2) Outra palavra para ficha (em inglês).

Check-Raise

Passar e depois subir quando um jogador antes de si faz uma aposta. Ocasionalmente, ouvirá pessoas dizer que não se trata de poker justo ou ético. Disparate. Quase todos os casinos permitem o check-raise e é uma táctica de poker importante. É particularmente útil no Hold'em de limite baixo onde necessita de uma força extra para limitar o campo se possui a melhor mão.

Classificação

O valor numérico de uma carta (e não do naipe). Exemplo: "Valete", "sete".

Cold Call

Fazer call a mais do que uma aposta numa única acção. Por exemplo, imagine que o primeiro jogador a agir depois da big blind faz raise. Agora, qualquer jogador que agir depois tem de fazer call a duas apostas "a frio". É esta a diferença entre fazer call a uma única aposta e depois fazer call a um raise subsequente.

Colocar

Colocar uma aposta blind na mesa, normalmente quando se senta num jogo numa sala de cartas. Também pode ser necessário colocar uma blind se mudar de lugar na mesa para uma posição afastada das blinds. Exemplo: se um jogador sair de um lugar na mesa e ocupar outro que o afasta ainda mais das blinds. Tem de colocar uma blind extra para receber uma mão. Veja também "blind extra."

Come Hand

Uma mão de draw (provavelmente do um termo proveniente dos dados).

Comprar

(1) Como em "comprar o pote." Fazer bluff, com a esperança de "comprar" o pote sem que qualquer jogador iguale. (2) Como em "comprar o botão." Apostar ou fazer raise na esperança de levar os jogadores que estão entre si e o botão a desistir, permitindo assim que possa agir em último lugar nas rodadas seguintes.

O glossário é uma cortesia de "Winning Low Limit Hold'em" de Lee Jones

Conector

Uma mão inicial de Hold'em na qual as duas cartas estão a uma posição de distância. Exemplos: KQ, 76.

Counterfeit

Tornar a sua mão menos valiosa, uma vez que as cartas na board duplicam-na. Exemplo: tem 87 e o flop sai 9-T-J; assim sendo, tem um straight. Agora sai um 8 no turn. Isto “falsificou” a sua mão e tornou-a praticamente sem valor.

Crack (Bater)

Bater uma mão - normalmente uma mão alta. Irá ouvir este termo aplicado mais frequentemente a um par de ases nas cartas de mão: "É a terceira vez esta noite que o meu par de ases nas cartas de mão é vencido."

Cripple (Incapacitar)

Como em "incapacitar o baralho." Significa que possui a maioria ou todas as cartas que qualquer pessoa gostaria de ter com a board actual. Se tiver um par de reis nas cartas de mão e os outros dois reis saírem no flop, neste caso "incapacitou" o baralho.

De mão

As suas cartas individuais que só estão visíveis para si. Por exemplo, “ele tinha um par de seis de mão” (um par de seis), ou “tinha ás-rei na mão”. Ver também “cartas hole”.

Dealer

O jogador num jogo de poker que realmente (ou teoricamente) dá as cartas. Quando um dealer profissional (de um casino ou de uma sala de cartas) ou quando um dealer automatizado (online) está presente – é necessário identificar o jogador que irá dar as cartas, pois as blinds e as apostas são efectuadas a partir do lado esquerdo do dealer. Esta identificação é efectuada utilizando um marcador denominado botão do dealer, que se movimenta à volta da mesa no sentido dos ponteiros do relógio, deslocando-se para o jogador seguinte após a conclusão de cada mão.

Do mesmo naipe

Uma mão inicial de Hold'em na qual as duas cartas são do mesmo naipe. Exemplo: "Tive de jogar J-3, eram do mesmo naipe."

O glossário é uma cortesia de "Winning Low Limit Hold'em" de Lee Jones

Dog

Abreviatura de "underdog."

Dois pares divididos

Uma mão com dois pares na qual a classificação das suas cartas também aparece na board. Exemplo: tem T-9 e o flop é T-9-5, por isso tem um par dividido. Esta situação é diferente de uma mão com dois pares na qual um dos pares está na board. Exemplo: tem T-9 e o flop é 9-5-5.

Draw

Jogar uma mão que ainda não é boa, mas pode ficar boa se sair a carta certa. Exemplo: "Ainda não consegui, estou à espera." Também usado como substantivo. Exemplo: "Tive de igualar porque tenho um bom draw."

Drawing dead

Tentar construir uma mão que, mesmo depois de completa, não vai ganhar o pote. Se estiver à espera para fazer um flush e o seu adversário já tiver um full house, então a sua situação é chamada de “drawing dead”. Claro que é uma má situação.

O glossário é uma cortesia de "Winning Low Limit Hold'em" de Lee Jones

Duplo par superior

Dois pares, com as suas duas cartas hole a fazer par com as duas cartas mais altas da board.

Equidade

A sua parte do pote "por direito". Se o pote tiver $80 e tiver 50% de hipóteses de o ganhar, então tem uma equidade de $40 no pote. Este termo é um pouco fantasioso, uma vez que só poderá ganhar $80 ou $0, mas dá-lhe uma ideia do que pode "esperar" ganhar.

Estrutura

Utilizada para aplicar a uma determinada estrutura de apostas nos jogos de poker. A definição mais comum de um jogo Hold'em estruturado é um montante fixo para apostas e raises antes e durante o flop e depois o dobro desse montante no turn e no river. Exemplo: um jogo Hold'em estruturado de $2-$4: apostas e raises de $2 antes e durante o flop; apostas e raises de $4 no turn e no river.

Expectativa

(1) A quantia que espera ganhar em média se efectuar uma determinada jogada. Por exemplo, suponhamos que coloca $10 num pote de $50 para fazer o draw numa mão que irá fazer 25% das vezes e que irá ganhar em todas as vezes que a fizer. Três em cada quatro vezes não irá fazer o seu draw, perdendo assim $10 de cada vez num total de $30. À quarta vez irá fazer o seu draw, ganhando $50. O seu ganho total, durante estas quatro mãos em média, é de $50-$30 = $20, uma média de $5 por mão. Assim sendo, igualar os $10 tem uma expectativa positiva de $5. (2) A quantia que espera ganhar numa mesa de poker num período específico de tempo. Suponhamos que em 100 horas de jogo ganha $527. Então, a sua expectativa é de $5,27/h. Naturalmente, não irá ganhar essa quantia exacta a cada hora (e em algumas horas irá perder), mas é uma forma de medição dos seus ganhos antecipados.

Favorita

Uma mão de poker que é estatisticamente favorita para ganhar.

Flop

As primeiras três cartas comunitárias, colocadas ao mesmo tempo viradas para cima.

Fold (Desistir)

Renunciar a qualquer hipótese de ganhar o pote actual no poker. Baixar ou renunciar a sua mão em vez de igualar ou subir a aposta.

Foul (Anular)

Uma mão que, por qualquer motivo, não pode ser jogada. Um jogador com uma mão anulada não pode reclamar nem receber nenhuma parte do pote. Exemplo: "Ele acabou com três cartas após o flop e, assim sendo, o dealer declarou a sua mão anulada."

Free Roll

Um jogador tem a oportunidade de ganhar o pote completo quando está empatado com outro jogador. Por exemplo, suponhamos que tem A-Q e o seu adversário tem A-Q. O flop é Q-5-T. Neste momento está empatado com o seu adversário mas está em free roll, uma vez que pode ganhar todo o pote e o seu adversário não. Se não sair nenhum pau, irá dividir o pote com ele. Se sair um pau, irá ganhar tudo.

Heads Up

Um pote que está a ser disputado por apenas dois jogadores. Exemplo: “No turn já só havia um heads up"

Hit (Atingir)

Como em "o flop atingiu-me," significa que o flop tem cartas que ajudam a sua mão. Se tiver AK e no flop sair K-7-2, então atingiu-o.

Jackpot

Um bónus especial pago ao perdedor de uma mão caso tenha uma mão muito boa. No Hold'em, o "perdedor" é normalmente obrigado a ter um full de ases ou superior. Em alguns dos maiores clubes de cartas do sul da Califórnia, houve jackpots que ultrapassaram os $50.000. Naturalmente, o jackpot é criado com dinheiro retirado do jogo, como parte da rake.

Jogar com a board

Mostrar uma mão, no Hold'em, quando as suas cartas não fazem uma mão melhor do que as cartas existentes na board. Por exemplo, se tiver 22 e a board for de 4-4-9-9-A (na qual um flush não é possível), então tem de "jogar com a board": a melhor mão possível que pode fazer não utiliza nenhuma das suas cartas. Tenha em atenção que, se jogar com a board, o melhor que pode vir a acontecer é dividir o pote com todos os jogadores restantes.

Kicker

Uma carta desemparelhada usada para determinar a melhor de duas mãos quase equivalentes. Por exemplo, suponhamos que tem AK e o seu adversário tem AQ. Se o flop tiver um ás, ambos têm um par de ases mas irá ganhar porque tem um rei como kicker. Os kickers podem ser extremamente importantes no Hold'em.

Limite

Fazer o último raise permitido numa rodada de apostas. Normalmente, é o terceiro ou quarto raise. Os dealers na Califórnia gostam de lhe chamar "Capitola" ou "Cappuccino."

Live Blind

Uma aposta obrigatória colocada por um ou mais jogadores antes de serem distribuídas as cartas. "Live" refere-se aos jogadores que ainda podem fazer raise quando a acção chegar novamente até eles.

Maníaco

Um jogador que faz vários raises, apostas e bluffs de forma hiper-agressiva. Um verdadeiro maníaco não é um bom jogador, apenas faz muito jogo. Contudo, um jogador que age ocasionalmente como um maníaco e confunde os seus adversários é muito perigoso.

Muck (cartas eliminadas)

As cartas resultantes de desistências e das cartas queimadas à frente do dealer. Exemplo: "A mão dele caiu no monte e o dealer decidiu que tinha de fazer fold, apesar de ele querer recuperar as cartas." Também usado como verbo. Exemplo: “Ele não tinha alternativa e, assim sendo, rejeitou (mucked) a mão dele."

Mão completa

Uma mão que é definida pelas cinco cartas – um straight, flush, full house, quadra ou straight flush.

Mão dominada

Uma mão que irá quase sempre perder para uma mão mais forte mas que as pessoas normalmente jogam. Por exemplo, K3 é "dominada" por KQ. À excepção de flops estranhos (por ex., 3-3-X, K-3-X), irá sempre perder para KQ.

Naipes diferentes

Uma mão inicial de Hold'em com duas cartas de naipes diferentes.

No Limit

Uma versão de poker na qual um jogador pode apostar qualquer montante de fichas (sendo o limite o número de fichas que tem à sua frente) sempre que for a sua vez de agir. É um jogo muito diferente do limit poker.

Nuts

A melhor mão possível com a board disponível. Se a board for K-J -T-4 -2, então A-X é o nuts (sendo que o X representa uma carta de um valor qualquer). Ocasionalmente, irá ouvir este termo aplicado à melhor mão possível numa determinada categoria, embora este não seja a melhor mão no geral. No exemplo descrito em cima, um jogador com A-Q poderá dizer que tem o "nut straight."

One-Gap

Uma mão inicial no Hold'em com duas cartas a duas posições de distância. Exemplos: J9s, 64.

Open Ended Straight Draw

Procurar uma de duas cartas para fazer um straight. Por exemplo, um jogador com 9-8 com 2-7-6 na board pode fazer um straight com um dez (6-7-8-9-T) ou com um cinco (5-6-7-8-9). É também conhecido como straight draw "para cima e para baixo".

Out

Uma carta que faz com que a sua mão vença. Normalmente é ouvida no plural. Exemplo: "O meu flush fica completo com qualquer espada, por isso tenho nove outs."

Outrun

Vencer. Exemplo: "A Susie venceu a minha trinca quando lhe saiu a carta certa no river."

Overcall

Fazer call a uma aposta depois de um ou mais jogadores já terem feito call.

Overcard

Uma carta mais alta do que todas as cartas da board. Por exemplo, se tiver AQ e o flop for J-7-3, não terá um par, mas terá duas overcards.

Overpair

Um par de mão mais alto do que qualquer carta no flop. Se tiver QQ e no flop sair J-8-3, então terá um overpair.

O glossário é uma cortesia de "Winning Low Limit Hold'em" de Lee Jones

Pagar

Fazer call a uma aposta quando o apostador aparenta ter uma mão que não pode ser vencida mas, mesmo assim, o pote é suficientemente grande para justificar fazer call. Exemplo: “Parecia mesmo que ele tinha completado o flush, mas eu tinha uma trinca alta, por isso paguei-lhe.”

Par baixo

Um par com as cartas mais baixas no flop. Se tiver A -6 e o flop for K-T-6 , tem um flop com um par inferior.

Par de mão

Uma mão inicial no Hold'em com duas cartas com a mesma classificação que fazem um par. Exemplo: "Tive grandes pares de mão sete vezes durante a primeira hora. Não posso pedir mais nada.”

Par superior

Um par com as cartas mais altas no flop. Se tiver A-Q e o flop for Q-T-6, então saiu-lhe o par de todo do flop. Veja "segundo par".

Pot Limit

Uma versão de poker na qual um jogador pode apostar, no máximo, o montante de dinheiro que está no pote sempre que for a sua vez de agir. Tal como o No Limit, é um jogo muito diferente do limit poker.

Pot odds (probabilidades do pote)

O montante de dinheiro no pote comparado com o montante que tem de colocar no pote para continuar a jogar. Por exemplo, imagine que o pote tem $60. Alguém aposta $6, por isso agora o pote tem $66. O custo para fazer call é de $6, por isso as suas pot odds são de 11:1. Se a sua probabilidade de ter a melhor mão for de pelo menos 1 em 12, deve fazer call. As pot odds também se aplicam aos draws. Por exemplo, imagine que tem um draw para o nut flush e ainda falta sair uma carta. Neste caso, está a um underdog de cerca de 4:1 para fazer o seu flush. Se forem necessários $8 para fazer call à aposta, então tem de haver cerca de $32 no pote (incluindo a aposta mais recente) para que o seu call seja correcto.

Pote central

O primeiro pote criado durante uma mão de poker, em contraste com um ou mais potes "secundários" criados se um ou mais jogadores aposta tudo (all-in). Também designado por "pote principal".

Pote familiar

Um pote no qual todos (ou quase todos) os jogadores igualam antes do flop.

Pote secundário

Um pote criado que não tem interesse para o jogador uma vez que ficou sem fichas. Exemplo: O Al aposta $6, a Beth faz call aos $6 e o Carl faz call, mas só tem mais $2. É criado um pote secundário de $8 que o Al ou a Beth podem ganhar, mas não o Carl. No entanto, o Carl ainda pode ganhar o dinheiro todo que está no pote original ou "central".

Preço

As probabilidades do pote que está a obter de um draw ou call. Exemplo: "O pote estava dar-me um valor suficientemente elevado, por isso mantive o meu straight draw por instinto."

Probabilidades implícitas

As probabilidades do pote que não existem no momento mas que pode incluir nos seus cálculos devido às apostas que espera ganhar se conseguir completar a sua mão. Por exemplo, pode fazer call com um flush draw no turn mesmo que o pote não lhe proporcione uma probabilidade exacta de 4:1 (a sua hipótese de fazer o flush), pois tem a certeza de que pode ganhar uma aposta do seu adversário no river se completar o seu flush.

Proteger

(1) Manter a sua mão ou uma ficha sobre as suas cartas. Desta forma, evita que elas sejam confundidas com uma mão descartada ou eliminadas acidentalmente pelo dealer. (2) Investir mais dinheiro num pote para que o dinheiro da blind colocado anteriormente não seja "desperdiçado." Exemplo: "Ele protege sempre as suas blinds, mesmo que as cartas sejam muito más."

Quadra

Quatro cartas iguais.

Ragged

Um flop (ou board) que parece não ajudar ninguém. Um flop com J -6-2 pode parecer ragged.

Rainbow (Flop Arco-íris)

Um flop que tem três naipes diferentes, impossibilitando qualquer flush no turn. Pode também significar uma board completa de cinco cartas que não tenha mais de duas com o mesmo naipe, não permitindo assim qualquer flush.

Raise

Aumentar o valor da aposta actual.

Rake

Um montante de dinheiro que o dealer retira de todos os potes. É o rendimento da sala de cartas.

Representar

Jogar como se tivesse uma determinada mão. Por exemplo, se fez raise a uma aposta antes do flop e, em seguida, fizer raise novamente quando no flop saiu um ás como carta alta, estará a representar pelo menos um ás com um bom kicker.

Ring Game

Um jogo de poker normal que não está inserido num torneio. Também é chamado de jogo "live", uma vez que está em jogo dinheiro e não fichas de torneio.

River

A quinta e última carta comunitária, dada sozinha e virada para cima. Também conhecido como "quinta rua". As metáforas relacionadas com o river são alguns dos clichés mais adorados do poker, nomeadamente: "Ele afogou-se no river."

Rochedo

Um jogador que joga de forma muito conservadora e com pouca criatividade. Só faz raise com as melhores mãos. O verdadeiro rochedo é bastante previsível: se lhe fizer raise no river, pode descartar tudo o que tem menos nuts.

Runner

Normalmente diz-se "runner-runner" para descrever uma mão que só foi construída porque saíram as cartas correctas no turn e no river. Exemplo: "Ele construiu um flush runner-runner para vencer o meu trio." Veja também "backdoor".

O glossário é uma cortesia de "Winning Low Limit Hold'em" de Lee Jones

Rápido

Como em "jogue rápido". Jogar uma mão agressivamente, apostando e subindo o mais possível. Exemplo: "Quando fizer uma trinca com o flop mas existir a possibilidade de fazer um flush, tem de jogar rápido."

Scare Card (Carta intimidatória)

Uma carta que pode transformar a melhor mão na pior. Se tiver T-8 e o flop for Q-J-9 , terá quase de certeza a melhor mão. Contudo, se a carta do turn for o T, isso será bastante intimidatório, já que é quase certo que será derrotado.

Segundo par

Um par com as segundas cartas mais altas no flop. Se tiver A-T e o flop for K-T-6 , tem um flop com um par superior. Veja "par superior".

Semi-bluff

David Sklansky foi o primeiro a discutir este conceito poderoso. Trata-se de uma aposta ou raise ao qual espera não haver calls mas, caso isso aconteça, continua a ter alguns outs. Pode ser adequado fazer um semi-bluff quando não é adequado fazer uma aposta para obter valor ou um bluff completo mas, ao combinar estas duas situações, obtém-se uma jogada com expectativas positivas. Exemplo: tem K-Q e o flop é T-5 -J. Se apostar agora, será um semi-bluff. Provavelmente não tem a melhor mão e gostaria que os seus adversários desistissem imediatamente. Contudo, se alguém fizer call, ainda pode vir a ter a melhor mão.

Short stack

Um número de fichas que não é muito elevado quando comparado com as dos outros jogadores na mesa. Se tiver $10 à sua frente e os restantes jogadores na mesa tiverem mais de $100, então está a jogar com uma short stack.

Showdown

O momento no qual todos os jogadores ainda em jogo viram as cartas e se determina quem tem a melhor mão depois de completada a quarta ronda de apostas. Claro que se ninguém fizer call à última aposta ou raise, não há showdown.

Sinal

Uma pista ou indício que um jogador transmite acidentalmente sobre a força da sua mão, a acção que vai fazer a seguir, etc. A origem da palavra pode ser o "telégrafo" ou simplesmente o sentido mais óbvio de um "sinal" que é transmitido antes de acontecer alguma coisa.

Slow Play (jogar lentamente)

Jogar uma mão forte de forma fraca para que fiquem mais jogadores no pote.

Small blind

A menor das duas blinds usadas normalmente num jogo Hold'em. Normalmente, a small blind corresponde a entre um e dois terços da primeira ronda de apostas. Veja também "big blind" e "blind".

Smooth Call

Fazer call. Muitas vezes o smooth call implica jogar lentamente uma mão forte. Exemplo: "Consegui um nut flush no flop, mas fiz um smooth call quando o tipo que estava à minha frente apostou. Não queria assustar ninguém."

Split pot

Um pote partilhado por dois ou mais jogadores por terem mãos equivalentes.

Spread-limit

Uma estrutura de apostas na qual um jogador pode apostar qualquer montante dentro de um intervalo de valores em todas as rondas de apostas. Uma estrutura de spread-limit normal é de $2-$6, na qual um jogador pode apostar apenas $2 ou o máximo de $6 em todas as rondas de apostas.

Stakes de mesa

Uma regra num jogo de poker que significa que um jogador não pode colocar dinheiro seu durante uma mão. Só pode investir o montante de dinheiro que tem à sua frente no pote actual. Se se ficar sem fichas durante a mão, é criado um pote secundário que não tem interesse para ele. Todos os jogos de poker em casinos são jogados com stakes de mesa. Por vezes esta definição também inclui a regra de que um jogador não pode retirar fichas da mesa durante um jogo. Embora seja possível que esta regra não seja referida como "stakes de mesa", é aplicada em quase todos os jogos de poker públicos.

Straddle

Uma aposta blind extra feita normalmente pelo primeiro jogador à esquerda da big blind equivalente ao dobro da big blind. Efectivamente, trata-se de um raise e obriga qualquer jogador que quiser jogar a pagar duas apostas. Além disso, a posição de straddle age antes do flop e pode fazer "re-raise".

Straight draw interior

Procurar uma carta com um valor específico para fazer um straight. Por exemplo, um jogador com 9-5 e 2-7-6 na board pode fazer um straight com qualquer oito. É também conhecido como straight draw por "instinto".

O glossário é uma cortesia de "Winning Low Limit Hold'em" de Lee Jones

Straight por instinto

Um straight que o jogador pressentiu no seu "interior." Se tiver 9-8, o flop for 7-5-2 e o turn 6, então terá conseguido um straight por "instinto".

String Bet

Uma aposta (normalmente um raise) na qual um jogador não tem todas as fichas necessárias para fazer o raise para o pote num único movimento. A não ser que tenha declarado verbalmente o raise, pode ser obrigado a retirá-lo e a fazer apenas call. Desta forma, evita-se a jogada anti-ética de colocar fichas suficientes para fazer call, ver o efeito que essa acção teve e só depois, possivelmente, fazer um raise.

Superior e inferior

Um par de dois, no qual as duas cartas hole fazem par com as cartas mais altas e mais baixas na board.

Tempo

(1) Quando um jogador pede para suspender o jogo enquanto decide o que vai fazer. Basta dizer: "Tempo, por favor!" Se um jogador não pedir tempo e estiverem vários jogadores à espera para agir depois dele, o dealer pode optar por declarar que o jogador desistiu. (2) Um montante de dinheiro que a sala de cartas recolhe do botão ou a cada meia hora. É outra forma que a casa tem para fazer dinheiro (veja também "rake").

Tilt

Jogar de forma descontrolada ou descuidada. Diz-se que um jogador "está em tilt" se não estiver a jogar da melhor forma, a jogar demasiadas mãos, a tentar fazer bluffs descabidos, a fazer raises com mãos más, etc.

Toke

Uma pequena quantia de dinheiro (normalmente $0,50 ou $1,00) que o vencedor de um pote oferece ao dealer. Muitas vezes, o valor dos tokes é a maior fonte de rendimento dos dealers.

Trinca

Três cartas iguais quando tem duas cartas na sua mão e outra na board.

Trinca superior

A trinca mais alta possível. Exemplo: se tiver T-T e o flop for T-8-9. Saiu-lhe a trinca de topo no flop.

Trio

Três cartas iguais.

Turn

A quarta carta comunitária. Colocada sozinha e virada para cima. Também conhecido como "quarta rua".

Under the gun

A posição do primeiro jogador a agir numa ronda de apostas. Por exemplo, se estiver à esquerda da big blind, estará na posição Under the gun antes do flop.

Underdog

Uma pessoa ou mão que, matematicamente, não está numa posição favorável para ganhar um pote. Por exemplo, se no flop tiver quatro cartas para um flush, na posição de underdog tem cerca de 2:1 de hipóteses de completar o seu flush no river (ou seja, só irá completar o flush uma em cada três vezes). Veja também "dog".

Valor

Como em "apostar para obter valor". Significa que seria favorável que os seus adversários fizessem call à sua aposta (ao contrário de um bluff). Normalmente isto acontece quando tem a melhor mão. No entanto, também pode ser draw que, se tiver callers suficientes, tem boas expectativas.

Variação

A medição das oscilações altas e baixas do seu bankroll. A variação não mostra necessariamente a qualidade do seu jogo. No entanto, quanto mais elevada for a sua variação, mais instável será o seu bankroll.

O glossário é uma cortesia de "Winning Low Limit Hold'em" de Lee Jones

Vender

Como em "vender uma mão". Num jogo de spread-limit, isto significa apostar abaixo do valor máximo quando tem uma mão muito forte na esperança de que os jogadores façam call numa situação em que não fariam call a uma aposta máxima.