Regras de torneios

Estas regras aplicam-se a todos os torneios na nossa plataforma.

Consulte as regras adicionais relativas a todo o site

Consulte as regras relativas apenas aos ring games

As Regras de Torneio aqui apresentadas devem complementar os Termos de Serviço e não substituí-los. Em caso de discrepância entre as regras da sala de poker (incluindo as regras dos jogos paralelos e as regras de torneio) e os Termos de Serviço, prevalecem os Termos de Serviço.

Atenção: as regras 5, 14 e 15 só são relevantes para torneios com blinds e/ou um botão de dealer.

1. Geral:

  1. Teremos sempre em conta os melhores interesses do jogo e a justiça como as maiores prioridades no processo de tomada de decisões. No entanto, podem haver circunstâncias particulares em que as decisões se baseiem prioritariamente na justiça, em vez de nas regras técnicas.

  2. Todos os torneios começarão precisamente no horário programado no calendário exibido no 'Lobby do torneio'. Reservamo-nos o direito de adiar ou cancelar um torneio sem aviso prévio.

  3. Pode encontrar informações importantes sobre cada torneio, incluindo estrutura de blinds, duração das jogadas, rebuy e informações sobre as pausas nos jogos, no separador da estrutura no lobby do torneio (computador), e clicando no próprio torneio no lobby (app móvel). Reservamo-nos o direito de alterar os parâmetros de qualquer torneio a qualquer momento, sem notificação prévia.

  4. Os lugares são distribuídos de forma aleatória. Não são permitidas alterações de lugar.

  5. Para dar início ao jogo, o botão será posicionado no Lugar 1.

  6. São permitidas uma aposta e três subidas nos torneios com limite fixo. Não há limite para o número de subidas permitidas em torneios Pot Limit e No Limit.

  7. Os prémios serão distribuídos conforme indicado no 'Lobby do torneio', excepto quando o torneio for cancelado (ver a nossa política de cancelamento de torneios). A estrutura dos prémios depende do total de participantes e do número de jogadores por mesa. A estrutura dos prémios só é conhecida depois das inscrições e período de rebuys e/ou add-ons terminarem.

  8. Para poder fazer rebuy num torneio com rebuy, tem de ter os fundos disponíveis na sua conta. Os jogadores sem fundos suficientes na conta serão eliminados do torneio. Os fundos que se encontrem em jogo noutras mesas, ou que estejam numa moeda diferente da do torneio não serão considerados disponíveis.

  9. Inscrição tardia: as inscrições tardias estão disponíveis na maioria dos torneios. A duração do período de inscrições tardias varia, mas será sempre apresentado no bilhete do torneio no 'Lobby de lugar rápido', no painel de informações do separador de 'Torneios', e no cabeçalho do 'Lobby do torneio' desse torneio. O tempo das inscrições tardias é medido em horas de relógio (ao contrário dos tempos de jogo dos torneios). Por exemplo, se um torneio começa às 09:00 e tem 90 minutos de inscrições tardias, as inscrições encerram às 10:30. As inscrições tardias fecham mais cedo se forem eliminados jogadores suficientes para que os prémios comecem a ser distribuídos.

    Tenha em conta que os jogadores estão autorizados a participar num torneio apenas uma vez, a não ser que sejam permitidas re-entradas, como especificado no lobby do torneio. Um jogador não pode utilizar contas múltiplas para entrar várias vezes num torneio, o que pode resultar em penalizações, que incluem um aviso, desqualificação do torneio (com perda total ou parcial dos ganhos) e a expulsão da nossa plataforma.

  10. Cancelar inscrição: a maioria dos torneios permite a inscrição até alguns minutos antes do início do torneio. O horário exacto de encerramento do cancelamento de inscrição é especificado no 'Lobby do torneio' de cada torneio específico, e pode variar de evento para evento. Os jogadores que tiverem ganho os seus lugares através de um satélite podem cancelar as suas inscrições caso o evento o permita. No entanto, receberão dinheiro de torneio (T-Money), dinheiro de evento (W-Money) ou um bilhete de entrada em troca dos seus lugares. T-Money e W-Money são créditos que podem ser utilizados para fazer o buy-in noutros torneios nossos. Para mais informações, consulte a página de T-Money.

    Tenha em conta que alguns dos satélites terminam depois do início do torneio alvo, ou seja, já durante as inscrições tardias. Nesses casos, os vencedores dos satélites serão sentados directamente no evento alvo no final do satélite.

    Atenção: Os períodos de inscrição e de cancelamento de inscrição podem variar entre torneios de tipos diferentes. Nem todos os torneios permitem esse cancelamento – esta informação estará normalmente em destaque. Confira o 'Lobby do torneio' para consultar os detalhes exactos da inscrição em cada torneio. Reservamo-nos o direito de alterar os horários de inscrição ou cancelamento de inscrição sem aviso prévio.

    Os jogadores que se auto-excluírem durante um torneio, poderão, contudo, terminar os torneios que ainda estão a disputar. Isto também significa que os jogadores que peçam para se auto-excluírem da nossa plataforma depois de se qualificarem para o 2º Dia de um Torneio com Vários Dias ou de um Torneio com Eliminatórias poderão disputar os dias seguintes desses torneios, mesmo depois de terem começado o seu período de auto-exclusão. Os jogadores que optarem por não disputar os dias seguintes não receberão qualquer reembolso.

2. Eliminações

  1. A maioria dos torneios termina quando um jogador acumula todas as fichas no jogo ou quando todos os jogadores em jogo recebem o mesmo prémio (por exemplo, se o torneio oferece 5 prémios idênticos, poderá terminar quando restarem apenas 5 jogadores).

  2. Caso dois ou mais jogadores sejam eliminados na mesma mão, o jogador com mais fichas no início da mão termina numa posição superior à do jogador com menos fichas. Caso todos os jogadores tenham iniciado a mão com uma quantidade idêntica de fichas, todos empatam naquele jogo, e quaisquer prémios que tenham ganho serão distribuídos igualmente entre todos os participantes. Durante o jogo mão-a-mão (conforme descrita na regra #13), dois ou mais jogadores eliminados durante uma única mão 'sincronizada' serão tratados como se tivessem sido eliminados simultaneamente, mesmo que ocupem mesas diferentes.

  3. Em determinadas fases do torneio (por exemplo, quando o prémio em dinheiro aumenta significativamente com a eliminação de alguns jogadores) e quando resta mais de uma mesa, o torneio pode ser jogado 'mão a mão'. Isso significa que, caso uma mesa conclua a sua mão antes da(s) outra(s) mesa(s), ela deverá aguardar que a(s) outra(s) termine(m) antes de disputar a mão seguinte. Durante esse período mão a mão, todas as eliminações durante uma mão 'sincronizada' (mesmo em mesas diferentes) devem ser tratadas como se tivessem ocorrido simultaneamente, com o propósito de determinar a ordem das posições finais. A ordem das posições finais é então baseada na comparação do tamanho das fichas, de acordo com a regra #12, e não em quem perdeu as suas fichas primeiro.

  4. Utilizamos uma regra de 'botão que passa para a frente' nos nossos torneios. De acordo com essa regra, nenhum jogador recebe o botão duas vezes de seguida; no fim de cada mão, o botão desloca-se no sentido dos ponteiros do relógio. A implicação dessa regra é que quando todos os competidores são eliminados, pode haver jogadores a quem sejam adiadas uma ou ambas as blinds. Como estas situações são em geral completamente aleatórias, nenhum jogador terá vantagens a longo prazo, sendo a regra justa para todos os jogadores.

  5. Quando restam dois jogadores na mesa final, nenhum jogador terá vantagens a longo prazo e a regra é necessariamente justa para todos os jogadores.

  6. À medida que os jogadores vão sendo eliminados do torneio, o software irá "partir" as mesas para preencher lugares vazios. A reintrodução de jogadores nas mesas partidas será feita aleatoriamente e, embora não seja frequente, isso pode resultar na necessidade de induzir várias big blinds de seguida. Ocasionalmente, o software poderá equilibrar as mesas, para assegurar que todas elas têm um mesmo número de jogadores activos (ou o número mais próximo possível). Os jogadores transferidos individualmente para equilibrar as mesas serão, quando possível, sentados em posições semelhantes em relação às blinds. Quando tiverem sido eliminados jogadores suficientes, todos os jogadores serão reunidos na 'Mesa Final'.

3. Intervalos

  1. O horário dos intervalos para um torneio poderá ser encontrado na secção 'Informação de Torneio' no separador 'Estrutura' no lobby do torneio. Encorajamos os jogadores a estudar o horário dos intervalos de cada torneio que desejam jogar, já que a duração do intervalo e o tempo podem variar de evento para evento. Oferecemos dois tipos de intervalos:

    1. Os torneios com intervalos sincronizados serão interrompidos ao minuto 55 após a hora em ponto. Por exemplo, um torneio que comece às 07:25 fará pausa às 07:55, 08:55, 09:55 e a cada hora até terminar.

      Este tipo de torneios pode ser identificado pela frase 'Há um intervalo de 5 minutos ao minuto 55 de cada hora', encontrada na secção de 'Informação do torneio', no separador 'Estrutura' lobby do torneio.

      Também pode haver torneios onde o intervalo sincronizado só tem lugar a cada duas horas. Nestes torneios, o painel de informação do torneio irá anunciar no separador 'Estrutura' que 'Há um intervalo de 5 minutos ao minuto 55 de duas em duas horas'. Por exemplo, um torneio como este, com início às 08:35, pode ir para intervalo às 08:55, 10:55 e de duas em duas horas a partir daí.

      Em torneios rebuy desse tipo, nos quais são permitidos add-ons, haverá uma curta pausa adicional (geralmente de 2 minutos) ao fim do período de rebuy, para permitir que os add-ons sejam efectuados.
    2. Outros torneios realizarão pausas em intervalos regulares ao longo do jogo. Por exemplo, um torneio que começa às 07:25 poderá ir para intervalo após cada hora de jogo: nesse caso, a primeira pausa começaria às 08:25.

    Em todos os casos, o torneio aguardará que as mãos de todas as mesas se encontrem concluídas antes do período de pausa começar. Isso significa que, em algumas mesas, a pausa terá uma duração um pouco maior do que noutras mesas.

    Tenha em conta que nem todos os torneios têm pausas (por exemplo, o Hiper-Turbo e alguns eventos Heads-up ou Shootout).

4. Desconexões e Sitting Out

  1. Ao participar num torneio, o jogador aceita os riscos de perca de ligação à internet, devido a problemas de ligação entre o seu computador e os servidores, de lag ou freeze, ou a qualquer outro problema no computador do jogador.

    1. Não assumimos qualquer responsabilidade pela desconexão de um jogador, excepto em caso de uma falha no nosso próprio servidor.
    2. Cada utilizador é responsável pela sua ligação à Internet; por seu lado, nós procuramos proteger os jogadores que tenham uma falha na ligação durante as fases finais de um torneio com dinheiro real, concedendo um tempo extra para que a ligação seja restabelecida. As regras para activar o Disconnect Extra Time (DET) - Tempo Extra de Desconexão encontram-se descritas aqui.
    3. Caso um jogador esgote o seu tempo durante uma mão, estando ou não ligado, considera-se que desistiu ('fold') da sua mão caso haja acção, ou que passou ('check'), caso não haja acção.
    4. Se um jogador não estiver ligado antes do início de uma mão, ele receberá cartas, e a blind e/ou antes serão anunciadas. Não há nenhuma regra contra um jogador decidir ficar de fora de uma mão. O jogador que o faça continuará a ter blinds e antes, e continuará a receber cartas. Não podem ser feitos acordos por dois ou mais jogadores para ficarem de fora em simultâneo, estejam ou não na mesma mesa.
    5. Nos eventos Shootout e Heads-Up, caso todos os jogadores numa mesa sejam desligados e/ou estejam fora da acção durante muitas mãos (normalmente 250 mãos ou mais em torneios de dinheiro real), a partida termina e o jogador com mais fichas avança até à próxima ronda.

5. Chat

Atenção: esta regra serve para complementar e não para substituir as Regras da Sala de Cartas, que contêm mais informações acerca de atitudes de chat aceitáveis e inaceitáveis.

  1. Os jogadores, estejam ou não activos durante uma mão, não a poderão discutir até que a acção termine. Os jogadores são obrigados a proteger os outros jogadores no torneio em todas as circunstâncias. Não é permitido discutir cartas descartadas ou possibilidades de mãos. Poderá ser aplicada uma penalidade à discussão de mãos durante o jogo.

6. Jogo anti-ético

  1. O poker é um jogo individual (e não de equipa). Qualquer acção ou chat realizados para ajudar outro jogador não é ética e é proibida. O jogo anti-ético, assim como o jogo 'soft' (com menos agressividade, facilitando a situação a um parceiro) e o dumping de fichas (perda intencional de fichas para um parceiro), pode resultar em penalidades, incluindo confiscação de fundos da conta do jogador e/ou o encerramento da conta. Nós revemos os nossos jogos com frequência para garantir que não há quaisquer violações das regras e que a integridade dos jogos é mantida. De vez em quando, poderá ser necessário reter os ganhos dos jogadores até terminarmos a revisão dos jogos.

  2. Com algumas excepções (descritas abaixo), um jogador só pode jogar a partir de uma única conta durante um torneio e não pode 'ceder' o seu lugar a outro jogador a meio de um evento. A violação destas regras pode resultar em penalidades, que incluem advertências, desqualificação do torneio (com perda total ou parcial de ganhos) e a expulsão da nossa plataforma.

    Apresentamos abaixo exemplos de excepções permitidas: estas têm o propósito de descrever exemplos de situações sérias, mas não planeadas, que fogem ao seu controlo.

    Exemplos de questões que não estão fora do seu controlo e que são, portanto, proibidas incluem:

    1. Ir dormir e permitir que outra pessoa termine o torneio.
    2. Entrar num torneio, e depois apanhar um avião, ou embarcar em qualquer outra viagem pré-planeada, e pedir a um amigo que jogue com a sua conta até chegar ao seu destino.
    3. Decidir terminar o Sunday Million na casa do João, pedindo-lhe que assuma a sua conta, enquanto faz o percurso de 30 minutos para chegar à casa dele.
    4. Você e o seu amigo estão a jogar no mesmo torneio. Combinar que, caso ele seja eliminado antes de si, ele passará a jogar com a sua conta.
    5. O seu companheiro/a está fora da cidade durante o fim de semana, mas dá-lhe a sua palavra-passe. Liga-se à sua conta e à dele/a e joga com ambas as contas no mesmo torneio.
    6. Chegou às últimas mesas de um torneio e alguém oferece-lhe o valor correspondente pelo seu lugar. Permite que o outro jogador entre na sua conta, ou continua a jogar terminando o torneio de acordo com as instruções dadas oferecidas por este jogador.
      Exemplos de questões fora do seu controlo e, portanto, permitidas e sujeitas à nossa comprovação com as devidas provas incluem:
      1. Uma tempestade atinge o local em que reside e provoca uma quebra de energia na área; liga a um amigo e pede-lhe que jogue na sua conta enquanto resolve a situação.
      2. O seu filho está doente e tem que o levar ao hospital, por isso telefona a um amigo e pede que ele assuma a sua conta.
      3. Está a jogar um torneio e perde o acesso à internet em sua casa devido a uma falha no seu ISP. Liga a um amigo e ele joga por si enquanto resolve a situação.

7. Problemas do servidor

  1. Em caso de falha no servidor, as mãos que estiverem em curso em cada mesa serão restauradas, voltando atrás até antes do seu início. A contagem de fichas de cada jogador será anulada e substituída pelo valor inicial da mão. Em circunstâncias especiais, quando um torneio tem de ser cancelado devido a alguma falha ou qualquer outra razão, os jogadores serão compensados de acordo com a nossa política de cancelamento de torneios.

8. Realização de acordos

  1. Não é possível fazer acordos nos torneios.

    Não são permitidos acordos relativos aos pontos da Tabela de Líderes de Torneios ou da Tabela de Líderes de Sit & Go's. Isso poderá resultar na apreensão de todos os pontos atribuídos na Tabela de Líderes aos jogadores que tentem fazer um acordo no torneio.

9. Bounties

  1. Certos torneios terão um prémio de dinheiro 'bounty' por cabeça a prémio, atribuído a todos ou alguns dos participantes do torneio. Qualquer jogador que elimine um desses adversários ganha o respectivo bounty.

    Existem quatro tipos de Torneios Bounty:

    Knockout: um bounty é atribuído a cada participante. Ganhe um prémio em dinheiro por cada adversário que eliminar. Existem também os Progressive Knockouts, no qual o seu bounty cresce à medida que vai eliminando jogadores.

    Team Pro Bounty: é atribuído um bounty a cada membro participante do Team PokerStars Pro

    Fixed Bounty: é atribuído um bounty a um jogador específico do torneio.

    O bounty é pago ao jogador que ganha o ‘pote relevante’ na mão em questão, que pode ser o pote principal ou um de vários side pots. ‘Pote relevante’ quer dizer o pote onde o jogador com bounty foi all-in com todas as suas fichas finais.

    • Por exemplo:
      Daniel (100 fichas), Barry (200 fichas), Vanessa (400 fichas), e Jake (1000 fichas), estão a jogar uma mão num torneio No-Limit.

      Daniel faz all-in, e Barry, Vanessa e Jake fazem call. O pote para o qual o Daniel é elegível é conhecido como o ‘pote principal’. As apostas continuam no side pot 1.

      Barry vai all-in, e Vanessa e Jake fazem call. As apostas continuam entre Vanessa e Jake no side pot 2.

      Vicky também vai all-in e Jake faz call.

      Barry mostra a melhor mão e ganha o side pot 1 e o pote principal, eliminando o Daniel. Barry recebe o bounty do Daniel.

      Jake mostra a segunda melhor mão e ganha o side pot 2, eliminando Vanessa. Jake ganha o bounty de Vanessa.

      Observe que mesmo tendo a melhor mão, Barry não tinha tantas fichas como Vanessa e por isso não foi possível eliminá-la. No entanto, Julian tinha fichas suficientes e por isso ganhou o bounty de Vanessa.
  2. Numa variante de poker onde os potes sejam divididos como por exemplo Omaha Hi/Lo, o bounty será sempre atribuído à mão alta (Hi). Isto deve-se ao facto de um jogador não poder ser eliminado só com a mão baixa (Lo).

  3. Numa situação onde haja dois jogadores com mãos ganhadoras idênticas que dividem o ‘pote relevante’ (ou, no caso de existir um split pote numa variante descrita no artigo 25, onde se divide metade do ‘pote relevante’ Hi), qualquer bounty atribuído será dividido igualmente entre os vencedores. Os cêntimos indivisíveis serão atribuídos aos jogadores que estejam o mais em early position possível.

  4. Se um jogador com a cabeça a prémio vencer o torneio:

    1. Num torneio knockout, o jogador ganha o seu próprio bounty.
    2. Num torneio Fixed ou Team Pro bounty, onde o Fixed ou Team Pro bounty ganhe, o prémio não é atribuído.
  5. Se um torneio anunciar um bounty num determinado jogador e esse jogador não se inscrever, o bounty do mesmo não será pago.

  6. Os jogadores não podem combinar entre si eliminar um adversário para poderem ganhar o seu bounty. Este tipo de acordo é considerado conluio e leva à suspensão do torneio ou outro tipo de penalidades. Para mais informações leia as regras 20 e 21 acima, ou a nossa página de Chat proibido em torneios.

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