Privacidade de dados no nosso software

Todas as comunicações entre o nosso software de jogo executado no seu computador e os nossos servidores são criptografadas. É importante notar que, estritamente falando, a criptografia por si só não garante a privacidade. Por exemplo, um site em que as cartas de mão de todos os jogadores são transferidas para todos não é seguro, independentemente da criptografia. Por isso, despendemos vários esforços na concepção da segurança do nosso software e das nossas políticas.

DESTAQUES DA SEGURANÇA:

Instalação do software:

O primeiro ponto em que a segurança se torna um factor importante é quando o software de jogo é transferido do site da PokerStars. Devemos assegurar que o software de jogo é transferido sem modificações. Para cumprir este requisito, incorporámos as seguintes funções no instalador do programa:

  • O ficheiro executável do instalador é assinado usando um certificado de código RSA 2048 bits que foi fornecido à Rational Services Ltd e que pode ser verificado com o VeriSign, uma autoridade de certificados públicos que podem ser validados através do seu browser de Internet.
  • Isto assegura que o instalador do programa veio do proprietário do software, a PokerStars.
  • Ele protege o instalador do programa de alterações entre o ponto de publicação e a posterior instalação na sua máquina.

Segurança durante o jogo:

Possuímos inúmeras funções incorporadas para garantir a segurança do próprio jogo.

  • O nosso software de jogo utiliza os certificados emitidos pela nossa Autoridade de Certificação (CA), a fim de autenticar os nossos servidores;
  • O nosso software utiliza o protocolo padrão do mercado, o TLS. Actualmente, utilizamos uma chave RSA 2048 bits que, de acordo com a RSA, é suficiente até 2030. Como revemos e actualizamos as chaves de servidor privado a cada três meses, estamos protegidos por uma larga margem de segurança. Aceitamos os seguintes “ciphers”: AES128-SHA (128 bits) e DES-CBC3-SHA (168 bits).
  • Nenhum dado privado, tal como as cartas de mão, é alguma vez transferido para outros jogadores (excepto quando de acordo com as regras do jogo).
  • Todas as entradas no programa são validadas no servidor.

CONLUIO

O conluio é uma forma de batota em que dois ou mais jogadores trocam informações sobre o seu jogo enquanto estão a jogar ou formam outro tipo de parceria para enganar outros jogadores da mesma mesa.

Se, por um lado, é mais fácil passar informação entre jogadores em conluio online do que num jogo não virtual, é mais difícil evitar uma eventual detecção, visto que, online, as cartas de todos os jogadores podem ser examinadas depois do jogo.

Independentemente da sofisticação do conluio, este envolverá o jogo de uma mão que não seria jogada dessa forma sem conluio. Os nossos métodos de detecção detectam padrões de jogo não usuais e avisam o departamento de segurança, que procede a uma investigação manual minuciosa. Também investigamos os relatórios de todos os jogadores sobre suspeitas de conluio.

Se for considerado que algum jogador participou em qualquer forma de conluio, a sua conta poderá ser permanentemente encerrada.

BARALHAR AS CARTAS

"Qualquer pessoa que considere métodos aritméticos de produção de dígitos aleatórios está, obviamente, num estado de pecado.” – John von Neumann, 1951

Nós compreendemos que o uso de um sistema de algoritmos distribuídos justo e imprevisível para baralhar as cartas é critico para o nosso software. A fim de assegurar esta situação e evitar os principais problemas descritos em [1], utilizamos duas fontes independentes de dados verdadeiramente aleatórios:

  • informação do utilizador, incluindo um resumo dos movimentos do rato e cronometragem dos eventos, recolhida do software de jogo;
  • Quantis [2], um gerador de números aleatórios em hardware, desenvolvido pela companhia Suiça Quantique, que usa a aleatoriedade de quantum como uma fonte de entropia.

Cada uma dessas fontes por si só gera entropia suficiente para assegurar uma distribuição das cartas justa e imprevisível.

Destaques sobre a distribuição das cartas:

  • Um baralho de 52 cartas pode ser baralhado de 52! formas. 52! equivale a cerca de 2^225 (para ser preciso, 80.658.175.170.943.878.571.660.636.856.404.000.000.000.000.000 formas). Utilizamos 249 bits aleatórios de ambas as fontes de entropia (informações do utilizador e aleatoriedade de quantum) para obter uma distribuição estatística mais nivelada e imprevisível.
  • Para além disso, aplicamos regras conservadoras para reforçarmos o grau necessário de aleatoriedade; por exemplo, se a informação do utilizador não gerar a quantia necessária de entropia, não começamos a próxima mão até obtermos a quantia necessária de entropia do Quantis RNG.
  • Utilizamos o algoritmo de hash criptográfico SHA-1 para misturar a entropia reunida de ambas as fontes, de forma a fornecer um nível extra de segurança.
  • Também mantemos um gerador pseudo-aleatório de base SHA-1 para fornecer ainda mais segurança e protecção contra ataques aos dados do utilizador.
  • Para converter um stream de bits aleatório para números aleatórios numa faixa necessária sem influências, utilizamos um algoritmo simples e confiável. Por exemplo, se precisarmos de um número aleatório na faixa 0-25:
    • pegamos em 5 bits aleatórios e convertemos para um número aleatório 0-31;
    • se este número for superior a 25, rejeitamos todos os 5 bits e repetimos o processo.
  • Este método não é afectado por influências relacionadas com a operação de coeficientes para a geração de números aleatórios que não sejam 2n, n = 1,2,..
  • Para efectuar uma distribuição de cartas real, utilizamos outro algoritmo simples e confiável:
    • primeiramente, tiramos uma carta aleatória do baralho original (1 de 52) e a colocamos num novo baralho – agora o baralho original contém 51 cartas e o novo baralho contém 1 carta;
    • depois, tiramos outra carta aleatória do baralho original (1 de 51) e pomo-la no topo do novo baralho – agora o baralho original contém 50 cartas e o novo baralho contém 2 cartas;
    • repetimos o processo até todas as cartas terem passado do baralho original para o novo baralho.
  • Este algoritmo não é alterado pela "Má Distribuição de Baralhos" descrita em [1].

O embaralhamento da PokerStars

A PokerStars submeteu informações extensas sobre o seu gerador de números aleatórios (RNG) a uma organização independente. Pedimos a esta fonte de confiança que realizasse uma análise profunda da aleatoriedade dos resultados do RNG, e a sua implementação nas tiragens de cartas na PokerStars.

Foi concedido, a esta empresa independente, amplo acesso ao código fonte, sendo confirmada a aleatoriedade e segurança do nosso baralho. Visite a página sobre nosso Gerador de Números Aleatórios Online para saber mais detalhes.

[1] "How We Learned to Cheat at Online Poker: A Study in Software Security http://www.datamation.com/entdev/article.php/616221/How-We-Learned-to-Cheat-at-Online-Poker-A-Study-in-Software-Security.htm

[2] http://www.idquantique.com/products/quantis.htm

Jogo responsável

Responsible Gaming

Temos um compromisso com o jogo responsável e dedicamo-nos a proporcionar uma experiência de jogo positiva e divertida.

Apoio ao cliente

Support

A equipa de apoio ao cliente está disponível para o ajudar 24 horas por dia, 7 dias por semana, e vai responder-lhe a qualquer pergunta que não encontre nas Perguntas Frequentes.

Ofertas especiais de casino

Casino Special Offers

Saiba mais sobre os jogos de casino disponíveis para os jogadores da PokerStars.